Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Polaroid

Polaroid

24
Out11

Os rebeldes corajosos

José Maria Barcia

Já me disseram que não se deve ter medo. Já me disseram que se deve ser herói. Também já me disseram que se deve dar o peito às balas.

Dizem ainda que este mundo está cheio de cobardes. que estes não fazem nada, não saem de casa, não gritam nem esperneiam quando têm o direito e o dever de tal.

 

Dizem que as pessoas têm medo das consequências dos seus actos. Que há regras e limites que devem ser respeitados a todo o custo.

 

Mas depois aparecem os rebeldes, os que estão contra o sistema porque o sistema é dos outros. Os indignados deste mundo e aqueles que não se sujeitam a regras impostas pelos outros. Regem-se pelas suas próprias regras. Qualquer coisa como ‘’na minha vida mando eu, não me interessa os outros’’. Ora, acho muito bem. A vida está difícil e a situação vai piorando a olhos vistos. Mas há aqui um pequeno problema: quem são vocês? Estes anarca-rebeldes que têm as mesmas regras. São todos contra o sistema mas assim são vocês um sistema. São uma matilha de hienas controlados por uns mais inteligentes que a larga maioria. Vocês falam, gritam e queimam coisas. Fumam coisas estranhas à frente da AR. Que fixe. Que me dera ser tão rebelde. E inteligente. E já agora, ter a coragem de chamar todos os nomes possíveis a quem não conhecem. Melhor só mesmo instigar a violência. De um grupo de milhares para umas dezenas. E claro, para vos encontrar só na primeira linha de combate. Que fixe, pá!

Deixem-me que vos diga só uma coisa. É evidente a minha falta de capacidade para atingir um estado de cidadania como o vosso. Nunca terei tanta coragem como o mais medroso entre vós. E quem me dera ser tão rebelde e nunca aceitar críticas.

 

Os corajosos não fazem isso. Corajoso é aquele que não precisa de audiência para o ser. O verdadeiro rebelde não se esconde na multidão, essa massa de gente sem cara nem responsabilidade. Mais valor dou a uma pessoa que se mete à frente de um tanque sozinho e de dedo médio empunhado. Quantos de vós, meus caros,  seriam sequer capazes de enfrentar cara a cara quem insultam?

 

Claro que não se deve ter medo. Mas há mais coragem num pai ou numa mãe que criam os filhos sozinhos, ou num filho que trabalha em vez de estudar para ajudar os pais. Vocês não são indignados nem rebeldes. Esses sabem o que dizem e principalmente por que o dizem. Vocês não falam por eles e se o fizessem, coitados deles.

 

Betos com roupas mais fashion e cheiro a mofo não significa rebeldia.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Obrigadinho!

 

O Polaroid podia ter ganho o prémio de Blog Revelação do ano 2011 da TVI24, mas infelizmente vocês são uns leitores do caraças e não votaram em nós! Mesmo assim, vamos continuar a escrever, sendo que quem levou a taça foi o @ChicodeOeiras e a sua malta esquerdista! Já percebemos que vocês preferem o Mao ao amor e o Enver Hoxha aos nossos textos bonitos! . Agradecemos a vossa ajuda! Obrigadinho malta!


PS - O Zé Maria obrigou-nos a colocar no final disto: "mas continuamos a gostar de vocês".

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D