Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Polaroid

Polaroid

09
Abr12

A vida e a morte

José Maria Barcia

Dizem que a vida acaba na morte e a morte é o fim último. E estar vivo é o contrário de estar morto e que devemos respeitar a memória de quem morre do modo mais pesaroso possível.

Tudo errado. Primeiro, viver não acaba em morrer. Viver acaba no esquecimento. Essa é a real imortalidade: memória. Viver é, depois de morrer, estar na cabeça de quem merece. Entretanto, o luto deve ser feito, óbvio, mas depois há que saber aproveitar a memória. De preferência da melhor maneira, com um sorriso, e ainda melhor, com um riso. Há que saber gozar com o pior que pode acontecer aos nossos. E por gozar não se entenda uma manifesta falta de respeito, pelo contrário, é por Amor que isso se faz. Ora veja-se, passar por um situação e rir sabendo de antemão o que a pessoa que já foi iria fazer. Isso é respeito. É cagar a rir imaginando que a própria pessoa gozaria com o próprio funeral. Propriamente apropriado da própria morte, se pudesse ver o meu funeral pregaria partidas a quem me fosse visitar. E deixaria uma carta aos meus amigos e família. Qualquer coisa como ‘’Eu morro, mas vocês vão-se rir quando deviam estar a chorar’’.

Tratar a morte com demasiado respeito faz mal. A morte devia levar um murro no nariz. E, sangrando no chão, um pontapé nas costelas. E porquê? Porque a puta é inevitável. Como tal, enquanto puder, vou tratá-la mal. Pancada nela que ela merece.

Quando morrer vou deixar um testamento todo bonito, com advogado e tudo. No fim, há-de estar um post scriptum declarando que estava a gozar e que a fortuna amealhada era falsa. Apanhei-os pela última vez, talvez. Depois peço a alguém para entregar o verdadeiro testamento, uma espécie de guest list reservada para minha casa com uma garrafa de água para cada um dos convidados. Essa é a minha herança, água. Quem não entender não recebe o resto.

Ainda há outra coisa sobre falar em morte. É como falar sobre sexo – toda a gente sabe falar, nem todos sabem fazê-lo. Não há vivalma que não tenha histórias mirabolantes de aventuras no estrangeiro com esta ou aquela ou ainda o outro. Como também não deve haver quem não encara a morte do seu ponto de vista. Sejam corajosos, cobardes, respeitosos ou católicos ou outra treta qualquer. Como no sexo, ninguém é como diz.

A morte, tal como o sexo, é fodido. O que não quer dizer que até ao momento não se possa gabar e palhaçar o tema. Até ao momento. Quando ele chegar, logo se vê quem aguenta a pancada.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Obrigadinho!

 

O Polaroid podia ter ganho o prémio de Blog Revelação do ano 2011 da TVI24, mas infelizmente vocês são uns leitores do caraças e não votaram em nós! Mesmo assim, vamos continuar a escrever, sendo que quem levou a taça foi o @ChicodeOeiras e a sua malta esquerdista! Já percebemos que vocês preferem o Mao ao amor e o Enver Hoxha aos nossos textos bonitos! . Agradecemos a vossa ajuda! Obrigadinho malta!


PS - O Zé Maria obrigou-nos a colocar no final disto: "mas continuamos a gostar de vocês".

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D